Correio Popular Notícia


MEIO AMBIENTE
Show do cantor Lenine fechará Semana Nós Ambiente

Data da notícia: 27/06/2014
Foto:

(Da Redação) No próximo sábado (28), o Parque Circuito em Porto Velho recebe o Show Chão, do cantor Lenine. O evento aberto ao público fecha a II Semana Nós Ambiente (SENA), promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio da Organização Não Governamental (ONG) Ecoporé, vencedora de um chamamento público.
Com o tema "Qual a cidade que queremos?", a SENA teve início no último dia 23. A programação conta com o apoio da Fundação Cultural e está marcada para iniciar a partir das 17h com o show do cantor regional Caribé, seguida da participação da banda Beradelia prevista para as 18h15, e por fim, fechando a noite, o cantor pernambucano Lenine, com uma expectativa de público de 1.500 pessoas.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/201406227-161.jpg[/IMG] A escolha da atração, segundo o secretário da Sema, Edjales Benício, se dá por sua atuação em defesa e proteção ao Meio Ambiente. "O cantor traz consigo um histórico de luta. Traçamos um perfil de artistas que apoiam ações do gênero. Militante na área, Lenine tem músicas que falam da Amazônia, em uma linguagem adequada para finalização de um evento deste porte", comentou Edjales.
Já o local foi selecionado em função da recente mudança na qual determinou que a secretaria passaria a administrá-lo. ?Esta é uma forma que encontramos de trazer outra proposta ao parque, temos vários projetos para o espaço que precisa ser amplamente divulgado?, concluiu o responsável pela pasta.

II SEMANA NÓS AMBIENTE - O terceiro dia de atividades aconteceu na quarta-feira (25) e foi marcado por debates sobre a formulação de diretrizes para a criação da Universidade Livre do Meio Ambiente (ULMA). Modelos desse tipo de instituição, já em funcionamento em outros estados, foram apresentados aos participantes que, posteriormente, subdividiram-se em grupos para debater sobre o material apresentado e indicarem suas próprias opiniões e propostas. As diversas ideias foram coletadas para a formulação de uma exposição global, que deve figurar como um plano político pedagógico para a instituição a ser fundada pela prefeitura.
Segundo Michele Tolentino, diretora do departamento de Gestão de Políticas Ambientais da Sema, a instituição que se espera criar não se trata realmente de uma universidade aos moldes de uma instituição de educação superior, mas de um centro para a universalização de conhecimentos e informações sobre questões socioambientais.
Os frequentadores deverão ser funcionários municipais e membros de segmentos da sociedade que apoiem e efetivamente realizem serviços pelo meio ambiente. ? Apresentamos dois modelos desse tipo de instituição existentes no Brasil. O primeiro é a Universidade Fora do Eixo, que é de um formato mais on line, não tem uma sede única e pode ser desenvolvida em qualquer lugar, por meio dos saberes e fazeres dos participantes; a outra é a da Universidade Livre de Curitiba, que é um exemplo para o Brasil, inclusive por sua construção arquitetônica, feita dentro dos princípios da sustentabilidade. A partir dessas apresentações esperamos uma chuva de ideias, vindas dos grupos, para que as propostas sejam levadas em plenário para a apreciação sobre como aplicá-las à nossa realidade?, informou a diretora.

LENINE ? Conhecido nacionalmente como Lenine, o cantor Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, é cantor, compositor, arranjador, escritor, letrista e músico brasileiro. O pernambucano ocupa a cadeira 38 como acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Letras. Lenine teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e outros. Trabalhou em televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. Para eles, fez a direção musical de "Caramuru, a Invenção do Brasil" que depois de minissérie, virou um longa-metragem. Participou também da direção do musical de "Cambaio", musical de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo. Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo ?Melhor Álbum Pop Contemporâneo? com seu álbum "Falange Canibal"; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música "Martelo Bigorna". Com informações de Assessorias.

Fonte:






Noticia vista 1705 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.